Talvez você, um irmão seu ou o seu melhor amigo de infância possam ter sido crianças que tiveram alguma dificuldade para aprender um conteúdo. Isso é normal, já que nascemos com inclinações e aptidões diferentes e é realmente muito difícil alguém se dar bem em todas as matérias da escola sem muito esforço. Todavia, na época em que estudamos não era tão comum o uso de uma ferramenta utilizada atualmente para auxiliar o aluno a obter um melhor desempenho em sala de aula: o acompanhamento pedagógico.
Ele nada mais é que uma forma de coordenadores e professores avaliarem individualmente o desempenho escolar dos alunos. Dessa forma, é possível personalizar a abordagem das matérias para cada aluno, fazendo com que o ensino seja mais universal.
Além de ser benéfico para os alunos, os professores têm vantagens quando utilizam o acompanhamento pedagógico, uma vez que ele possibilita entender as dinâmicas de cada estudante, passo fundamental para definir ações mais eficazes para o ensino, melhorando o rendimento educativo.
Entretanto, para que o acompanhamento pedagógico realmente funcione, é preciso que ele seja contemplado no plano de aulas, conciliado com a grade curricular. Isso, além de evitar a sobrecarga do educador, estabelece um melhor planejamento, possibilitando atender mais e mais alunos.
Tudo isso sem contar o aumento de percepção de valor da escola por parte dos pais dos alunos, que passam a confiar mais no trabalho da instituição no tocante ao desenvolvimento da aprendizagem.
Se uma escola não oferece a alternativa, geralmente os pais acabam buscando serviços de reforço fora do ambiente escolar. Por isso, o acompanhamento pedagógico é importantíssimo para aproximar os parentes e responsáveis do ambiente educativo.
7 benefícios do acompanhamento pedagógico
Um bom acompanhamento pedagógico faz com que os alunos passem a ter um auxílio a mais em matérias e conteúdos em que sentem dificuldade. Além disso, também estimula o desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes, melhorando o relacionamento interpessoal.
Confira abaixo sete vantagens do acompanhamento na vida escolar do aluno:
1. Melhora o desempenho
O acompanhamento pedagógico tem a missão de detectar as necessidades do aluno e trazer a solução necessária para superá-las. Com profissionais especializados em educação, é possível aumentar a motivação e o interesse dos alunos, ajudando na superação de dificuldades e a encontrar formas melhores de estudo.
Assim, é possível contribuir com uma elevação nas notas e até mesmo no aumento do interesse por matérias que antes pareciam difíceis e distantes, aperfeiçoando o desempenho dos alunos nas aulas.
2. Aumenta a confiança
O apoio pedagógico deve ser acessível e ajudar o aluno que, muitas vezes, não tem com quem conversar sobre seus problemas escolares. Além disso, ao aprender a fazer um exercício ou compreender uma parte da matéria estudada, a confiança e a busca por um novo desafio surgem quase que naturalmente. Para que isso aconteça, é interessante ter o acompanhamento pedagógico personalizado desde as primeiras séries.
Nada impede também que profissionais especializados realizem um trabalho focado em gerar autoconfiança e aumentar a autoestima dos alunos. Assim, o estudante entenderá que existe um esforço específico para o seu próprio sucesso.
3. Identifica alterações comportamentais
Ao acompanhar a sala e cada criança individualmente, é possível reconhecer pontos aos quais o comportamento de cada um se assemelha ou se distancia, atuando em uma área que vai além do ensino tradicional e que pode trazer muitas consequências positivas para a vida toda.
Caso seja identificada alguma questão particular, será feito o contato com a família para a busca de uma resolução pacífica, visando sempre o bem-estar e a preservação do emocional do estudante.
4. Aproxima os pais da escola
Os pais devem sempre estar próximos da escola e em contato com os coordenadores responsáveis pelo acompanhamento dos seus filhos.
Essa proximidade ajuda a entender mais sobre o desempenho dos alunos, criar estratégias e abordagens que possam trazer resultados melhores e possibilitar a implementação de sugestões de encaminhamento do colégio nos lares dos estudantes.
5. Auxilia em dificuldades específicas
No acompanhamento pedagógico de um aluno, é possível identificar características pessoais que possam prejudicar o processo de aprendizagem.
Estas podem, em maior ou menor grau, bloquear a criança ou adolescente, atrapalhando o relacionamento com colegas e professores, diminuindo o desempenho escolar. Por isso, é preciso acompanhar e orientar quais caminhos o(a) estudante deve seguir, ajudando-o a resolver estas questões.
6. Melhora a organização dos alunos com os estudos
Muitas vezes, o aluno sente-se desmotivado com os estudos por não conseguir acompanhar o ritmo dos colegas. Com isso, ele deixa de se organizar e de acompanhar o que é apresentado na aula. Uma vez que esse comportamento é detectado, o(a) coordenador(a) pedagógico(a) precisa criar junto aos professores, sugestões de hábitos eficientes de estudo.
7. Possibilita o entendimento de matérias complexas
Algumas matérias trazem questões em forma de problemas para os alunos, como matemática e português. Assim, o acompanhamento pedagógico serve como um intermediário na comunicação entre professores e alunos.
Quando a turma vai mal em determinada matéria, é preciso criar metodologias e abordagens que facilitem o aprendizado. Dessa forma, ficando os conteúdos mais atraentes aos estudantes, é possível uma compreensão clara do que é ensinado, com resultados melhores.
Conclusão
O acompanhamento pedagógico guia o estudante e também se apresenta como sua voz frente a problemas e desafios.
Mais que isso, ajuda na relação entre escola e família, fazendo com que todas essas esferas funcionem de forma positiva e integrada. Por isso, é fundamental que pais ou responsáveis sintam-se parte ativa do processo. Com os profissionais certos, este trabalho tem tudo para ser feliz e produtivo.