2020 começou como qualquer outro ano. Novas metas a serem cumpridas, resoluções, viagens marcadas para as férias, volta às aulas entre muitos outros planos.
A notícia de um vírus lá na China ainda parecia pouco para ativar nossa preocupação, mas com a aparição dos primeiros casos da COVID-19 no Brasil, algumas medidas tiveram de ser tomadas. Entre elas, o fechamento das escolas. O que era para ser por 15 ou 30 dias, prolongou-se por todo o ano.
Crianças e jovens que precisam deste espaço, seja por conta do trabalho dos pais, seja pelos fatores de socialização e principalmente pelo aprendizado, ficaram meses seguidos ou ainda estão em casa.
As escolas tiveram que se adaptar: aulas online, atividades com os pais, que em alguns casos também trabalhavam no regime de home office, e muita criatividade para manter a atenção de toda a classe e transmitir o conteúdo necessário de forma assertiva. Não foi fácil!
Com a chegada de 2021, veio também a torcida pela volta às aulas presenciais e consequentemente questionamentos. Alguns, já bem conhecidos como por exemplo: “quantos alunos tem na sala do meu filho?”, “como estão organizadas as salas de aulas e professoras?”, e outros inéditos: “vai ter rodízio?”, “e se meu filho estiver espirrando?”. O jeito foi, antes de receber o primeiro aluno em nossa escola, retomar todos os protocolos, nos inteirar das novas e desencontradas informações disponibilizadas a qualquer momento pelas autoridades, e com calma e o foco que sempre tivemos, pensar no melhor para nossos alunos e traçar os planos para este recomeço.
E quais foram os desafios da volta às aulas?
Um ponto a ser considerado na educação, principalmente quando falamos das crianças nos primeiros anos de escola, é o vínculo. Criar novos laços é algo que acontece todos os anos, já que, na volta às aulas ao passar para uma nova série, o aluno se encontrará com novos professores, uma nova turma e também novos amigos. O que mudou em 2021 foi justamente o fator de readaptação: até mesmo aqueles alunos familiarizados com a rotina da escola, estão tendo que se readaptar a novas rotinas, já que muito do que vivenciavam, mudou: o espaçamento das carteiras, a maneira de entrar na escola, o jeito de lanchar e algumas das brincadeiras.
Sabemos das diversas realidades escolares e que infelizmente, nem todos os estudantes tiveram as mesmas condições de estudo em 2020.
Um grande desafio será a retomada dos principais componentes curriculares do ano anterior, pois sabemos que o possível, feito no ano passado através das atividades online, não substituiu as atividades e aulas presenciais tão essenciais para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. A boa notícia é que nestes anos escolares, os conteúdos trabalhados anteriormente são sempre retomados como atividade inicial para serem tratados com a profundidade necessária à nova etapa em que o estudante se encontra!
O lado bom de tudo isso é que somos um Colégio onde a busca da compreensão do processo de aprendizagem de cada aluno e seu momento já ocorre desde sempre! Este aspecto nos facilita o planejamento de nossas ações pedagógicas e na medida do possível, ajudaremos uns aos outros.
Investimos forte nos protocolos de segurança, mas também não nos esquecemos de que o fator humano é fundamental para uma boa educação. O distanciamento social nos obrigou a afastar cadeiras e diminuir turmas devido às novas regras, mas também fez com que cada profissional esteja ainda mais presente na vida do aluno, oferecendo auxílio, carinho, entendimento e transformando a sua paixão pelo que faz em atos concretos para o desenvolvimento da criança.
Além disso, a Plataforma de Ensino Eleva que utilizamos no Colégio Básico de Campinas, também entendeu que precisava se ajustar a esta realidade inesperada e passou por uma transformação total. Agora, o material está ainda mais completo, focado nas características da faixa etária e com um visual repaginado, moderno e convidativo, sem deixar de fazer referência também à pandemia, abordando assuntos como a prevenção do vírus e a vacina.
Inteligência acadêmica, mas também emocional!
Sempre fomos um Colégio que busca, primeiramente, o bem-estar e acolhimento de quem aqui estuda e de seus pais, que se sentem seguros pela opção que fizeram. Em nossa história, já tivemos a alegria de ensinar duas gerações de uma mesma família, e é assim que queremos seguir: cuidando da vida no seu início para que as próximas gerações, recebam, senão este mesmo cuidado, um pouco dele e até melhor!
A pandemia trouxe incertezas, medos e insegurança, e nossos esforços, neste momento, também estão focados em entender o que cada um de nossos alunos passou e assim, ajudá-los da melhor maneira. Para isso, temos as aulas de LIV (Laboratório de Inteligência de Vida), uma iniciativa que já existia antes da pandemia, mas que ganha ainda mais peso agora na volta às aulas. Com ele, nossos alunos podem se expressar, falar sobre seus sentimentos e entenderem o que é este momento que ainda estamos vivendo. Mais do que simplesmente melhorar a convivência, é um espaço onde a formação humana acontece nos níveis social e emocional, na escuta do outro e no compartilhamento dos próprios sentimentos. Este processo também ajuda a aceitar realidades que não podem ser mudadas e a compreender a melhor forma de se adaptar e vencer seus medos.
Com isso, conseguimos formar alunos mais preparados para o futuro, independente de como ele seja. Formamos pessoas e cidadãos dispostos a compreender a realidade e, na medida do possível, a agir para tornar o mundo em um lugar melhor. Através do desenvolvimento da empatia saberão olhar para o outro e se empenharão para serem bons cidadão não somente para si, mas para todos, sabendo que este é o verdadeiro significado de ser grande.
Conclusão
Ao mesmo tempo em que muitos buscam um mundo melhor para nossas crianças, estamos educando nossos alunos para o mundo.
As aulas voltaram, a pandemia continua, e todos nós teremos que reaprender algo. Que essa seja sempre a vontade de todos.