Disciplina Positiva: O Que É, Como Aplicar e Quais os Benefícios

O que é disciplina positiva? Como colocá-la em prática? Quais são seus benefícios? E como aplicá-la na escola? Neste artigo, vamos responder a essas perguntas e dar algumas dicas para você começar a aplicar a disciplina positiva hoje mesmo.

O que é disciplina positiva?

A disciplina positiva é uma abordagem educacional baseada no respeito mútuo, na cooperação e na empatia. A partir dela, buscamos ensinar às crianças e jovens habilidades sociais e emocionais por meio de um diálogo aberto e de um ambiente de aprendizado seguro e respeitoso.

Mas como ela funciona? Disciplina positiva é baseada na ideia de que a educação deve ser construída em torno do entendimento, e não do medo. Sendo assim, ela busca ajudar as crianças a se tornarem autodisciplinadas e capazes de tomar decisões saudáveis por conta própria, em vez de dependerem de punições ou recompensas externas.

Como eu coloco a disciplina positiva em prática?

Primeiramente, é preciso seguir alguns princípios fundamentais:

Não seja autoritário

Isso não significa que  você ou os educadores não devam estabelecer limites e regras claras, mas esses limites e regras devem ser definidos de forma colaborativa, por meio de um diálogo aberto e honesto. Assim, as crianças entendem por que as regras existem e se sentem parte do processo.

Tenha paciência

Essa prática é uma abordagem a longo prazo que requer paciência e persistência. Não é algo que vai trazer resultados imediatos, mas sim uma mudança de atitude que será benéfica para toda a vida.

Diálogo em primeiro lugar

Não apenas o diálogo é fundamental na disciplina positiva, como também a empatia e a compreensão, sempre buscando por soluções juntos. Isso ajuda a construir uma relação de confiança e respeito mútuo.

Fale sobre os sentimentos

A disciplina positiva valoriza a expressão dos sentimentos. Sendo assim, é importante que as crianças aprendam a identificar e a expressar suas emoções de forma saudável, sem medo ou repressão.

Não compare

Não compare as crianças entre si, nem as julgue com base em padrões externos. Além disso, cada criança é única e tem suas próprias necessidades e habilidades. O importante é ajudá-las a crescer e se desenvolver no seu próprio ritmo.

Quais os benefícios da disciplina positiva?

Em primeiro lugar, essa abordagem  traz muitos benefícios para as crianças, jovens e adultos envolvidos no processo educacional. Alguns dos principais benefícios são:

Como aplicá-la na escola?

Posto que a disciplina positiva pode ser aplicada em diferentes contextos, incluindo a escola, é preciso que toda a equipe pedagógica esteja engajada e comprometida com essa abordagem educacional. Nesse sentido, algumas dicas para aplicar a disciplina positiva na escola são:

Ao seguir alguns princípios fundamentais, como: diálogo em primeiro lugar, valorização dos sentimentos e não comparação entre as crianças, é possível colher muitos benefícios, como o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a autoestima e a autoconfiança e a autodisciplina, que serão importantes ao longo de toda a vida.