fbpx

PEDAGÓGICO

O Colégio Básico de Campinas procura sempre inovar nas atividades que oferece aos seus alunos, investindo em Projeto Pedagógico, para Educação Infantil e Ensino Fundamental, interessantes e que dialoguem com o mundo atual. Aliamos tecnologia à aprendizagem, tornando acessíveis as investigações que norteiam o nosso processo pedagógico

A metodologia de ensino é pautada na construção do conhecimento, no desenvolvimento de habilidades e competências, na formação de atitudes e valores, a fim de ampliar o universo cultural dos nossos alunos e sistematizar os conceitos curriculares.

Os alunos possuem múltiplas oportunidades que desafiam o potencial criativo, sendo estimulados a questionar, descobrir e compreender o mundo a partir de interações com os demais, sendo o professor o mediador desse processo. Desta forma, o conhecimento é adquirido de maneira significativa, contextualizada e reflexiva.

Projeto Pedagógico | Educação Infantil

A Educação Infantil é uma etapa importante para o desenvolvimento e a construção do conhecimento. Nessa fase, o aprendizado concretiza-se por meio das interações, das brincadeiras e das experiências significativas para a vida da criança. Assim, acreditamos que os ambientes de aprendizagem ultrapassam as paredes das salas de aulas e se estendem ao parque, brinquedoteca, e os demais ambientes da nossa escola, que foram planejados cuidadosamente para atender nossos alunos. 

Na Educação Infantil, os projetos são trabalhados  como meio de apresentar o mundo, a história, a arte e a ciência, estimulando a curiosidade, criatividade e imaginação

As aulas de música também contribuem para a criação e expressão artística, integração social, e como meio de conhecer a nossa e diferentes culturas e etnias. 

Também precisamos falar sobre sentimentos com as crianças!

É por isso que a partir do Infantil 3, os alunos são apresentadas ao LIV – Laboratório Inteligência de Vida. Através de histórias, músicas e brincadeiras, os pequenos entendem que não existe sentimento bom ou ruim e que precisamos saber lidar com cada um deles da melhor maneira possível.

Aulas com professores especialistas:

  • Educação Física (a partir de 4 anos – Infantil 4)

  • Música ( a partir de 1 ano – Infantil 1)

  • Inglês (a partir de 1 ano – Infantil 1)

 

Projeto Pedagógico | Ensino Fundamental

A organização do Ensino Fundamental é pautada na BNCC, documento de referência nacional obrigatório para a Educação, que define o conjunto de aprendizagens essenciais, bem como as habilidades e competências a serem desenvolvidas ao longo dos 9 anos de Ensino Básico.

Nos anos iniciaisdo 1º ao 5º ano, são sistematizados e consolidados o processo de aquisição da escrita, a leitura e o cálculo, além da formação dos valores éticos universais, como a cidadania. Os professores são polivalentes, havendo  especialistas para as disciplinas de InglêsMúsicaEducação Física.

Já na segunda fase, que compreende os anos finais, 6º ao 9º ano, os alunos são estimulados e orientados para o aprofundamento e a contextualização dos conhecimentos introduzidos nos anos anteriores. Possuem um professor por disciplina, tornando-os gradativamente mais independentes, responsáveis pelo próprio desempenho e autoconfiantes.

Colégio Básico utiliza a Plataforma de Ensino Eleva. Além disso, os Projetos Interdisciplinares são amplamente desenvolvidos em todas as etapas do Ensino Fundamental.

Oferecemos o Projeto de Robótica Educacional para todos os alunos do Ensino Fundamental semanalmente, em período normal de aula. Esse projeto é desenvolvido em parceria com a Lego Education.

Semestralmente, o Colégio propõe atividades de Estudo do Meio aos alunos, com o objetivo de aprofundar conteúdos trabalhados e promover excursões culturais, como ida ao teatroexposiçõesmuseus, etc.

Sabendo das necessidades da família moderna, com sua longa jornada de trabalho e dinâmica de rotina intensa, o Colégio Básico disponibiliza o atendimento de período integral, promovendo momentos especiais para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo de nossos alunos, através de projetos e atividades lúdicas.

Além de momentos recreativos, possui em sua programação diária a realização das lições de casa e prática de estudos para os alunos do Ensino Fundamental.

As atividades do Integral ocorrem no período oposto ao período de aulas.

Iniciação Científica / Robótica

Utilizando a metodologia STEAM – sigla inglesa que une “ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática” –, trabalhamos situações-problema a serem solucionadas de forma coletiva, colaborativa, criativa e responsável.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, introduzimos este trabalho de forma lúdica e divertida, por meio dos materiais Lego, Ludobot (software de programação em blocos destinado à aprendizagem de Scratch – uma linguagem de programação do MIT), entre outras ferramentas para construções mecânicas, além da introdução à lógica de programação, proporcionando experiências reais e brincadeiras capazes de desenvolver habilidades como: raciocínio lógico, trabalho em equipe, escuta e respeito a ideias de outros e aplicação desses ensinamentos no cotidiano.

Já nos anos finais do Ensino Fundamental, as situações-problema tornam-se mais complexas e novas ferramentas são introduzidas: o Snaps Circuits, que introduzem conceitos básicos de eletrônica, e o MicroBit, cujo objetivo é trabalhar conceitos básicos de computação.

Por meio de projetos bem elaborados e aprofundados (área por nós denominada Iniciação Científica), são executadas pelos próprios alunos linguagens de programação, estratégias de gestão de projetos e design thinking, noções de empreendedorismo, tomada de decisões, inteligência emocional, gestão de pessoas, pensamento crítico e responsabilidade social.

Inglês Intensivo

Mais do que ensinar e aprender um novo idioma, queremos tornar os nossos alunos cidadãos globais preparados para as situações do cotidiano. Por isso, estendemos a carga horária das aulas de inglês que são ministradas desde a Educação Infantil (Infantil 1 ao Infantil  5) até o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), três vezes por semana. 

Para o ensinamento do segundo idioma, nos baseamos em  quatro pilares que norteiam a aprendizagem da língua inglesa: reading (ler), writing (escrever), listening (ouvir), e speaking (falar). Estes quatro pilares/habilidades são desenvolvidos de forma integral e simultânea. 

E como potencializar e aperfeiçoar os mesmos? 

Para desenvolver essas habilidades exploramos práticas e diferentes atividades com temas diversos, de forma lúdica, e que tenham como objetivo principal o aprimoramento do reading, writing, listening e speaking.  

Quando exploramos o reading, utilizamos textos com diferentes formatos, como narrativos ou descritivos, variando no tipo de mídia, exploramos histórias que tragam conhecimento cultural, gramatical, e que auxiliem na aprendizagem desta habilidade.

Para o writing, os alunos são instigados a expressar suas ideias ou pensamentos referente ao tema proposto, utilizando também diversos recursos, como escrita de diálogos e textos, desenvolvimento de jogos, cartazes, entre outros.

O listening é explorado através de diálogos, histórias contadas, músicas, vídeos, dinâmicas e jogos, levando sempre em consideração o conteúdo pedagógico proposto, e o interesse do grupo. 

E o Speaking por sua vez, é desenvolvido através da fala, conversas em grupo, diálogos, rodas de conversa, cantando uma canção em inglês, repetindo palavras e frases.

Vale lembrar que estas habilidades são sempre propostas e desenvolvidas de forma a promover uma aprendizagem significativa, levando o estudante a vivenciar a língua inglesa, buscando a fluência da língua e sua compreensão cultural.

 

É BÁSICO, É PARA A VIDA

SEU FILHO
MERECE MAIS!

Reserve 30 segundos para ver a nossa breve apresentação, nesta página, e entenda, através de depoimentos de pais e ex-alunos, porque se é básico é para a vida!