Como se preparar para a volta às Aulas 2023

Autonomia e Responsabilidade do Aluno

A autonomia e responsabilidade do aluno são fundamentais para o desenvolvimento de indivíduos capazes e independentes. A autonomia permite que os estudantes participem das decisões e façam escolhas, o que os ajuda a desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas. A responsabilidade, por sua vez, ensina aos estudantes a se responsabilizar pelos seus próprios sucessos e fracassos, o que os ajuda a se tornarem adultos responsáveis e confiantes. Juntas, a autonomia e a responsabilidade ajudam os estudantes a se tornarem indivíduos capazes de tomar decisões, gerir o próprio tempo e recursos e alcançar metas e objetivos de forma eficaz.

O primeiro passo é desenvolver uma rotina em que a criança ou adolescente tenha autonomia e se sinta responsável pela organização do seu dia a dia.

Ah! É importante que essa rotina de horários para dormir e acordar, recomece uma semana antes das aulas. Normalmente, durante as férias, as crianças costumam mudar seus horários de sono, e até tudo voltar ao normal, pode levar uns dias.

Organização do Ambiente e da Rotina de Estudos

Em casa prepare um espaço que possa ser dedicado aos estudos, com uma mesa de apoio, boa iluminação, e que seja confortável! Neste espaço podem ser concentradas as atividades escolares como lição de casa, pesquisas e desenvolvimento de outras tarefas pedagógicas. Também é possível deixar a mochila e outros materiais utilizados no Colégio.

Estabeleça previamente uma rotina de estudos em casa, definindo em conjunto os dias e horários que serão dedicados ao estudo. Lembre-se que neste momento o aluno pode ter autonomia na organização de suas tarefas, e deixe claro que você estará ali para ajudá-lo, mas que ele é o protagonista de sua própria aprendizagem!

Cuidado com os excessos! Estabelecer previamente a rotina, ajuda a não sobrecarregar o estudante. Planejem momentos de lazer e descanso!

Rede de Apoio para o aluno

A rede de apoio para o aluno é um conjunto de recursos e pessoas que trabalham juntos para garantir o sucesso acadêmico e social de cada estudante. Isso inclui escola, pais, colegas de sala e outros profissionais que trabalham em conjunto para identificar e atender às necessidades individuais de cada estudante.

Em resumo, a rede de apoio para o aluno é fundamental para garantir que cada estudante tenha as ferramentas e recursos necessários para alcançar o sucesso acadêmico e social.

Então vamos à alguns pontos práticos:

Em resumo, para se preparar para o início de um novo ano escolar, é importante desenvolver uma rotina com autonomia e responsabilidade do aluno, preparar um ambiente adequado para os estudos em casa, estabelecer uma rotina de estudos e iniciar essa rotina uma semana antes das aulas retornarem. Dessa forma, os estudantes estarão preparados para enfrentar as novidades e desafios do novo ano escolar com confiança e sucesso.

Nosso Colégio está pronto para atender e dar suporte aos alunos e famílias neste momento. Caso tenham qualquer dúvida, procurem a equipe de Coordenação Pedagógica.

Será um prazer ajudá-los nessa nova etapa!

Esperamos por vocês!!