fbpx

Blog do Colégio Básico

Blog Colégio Básico
Buscando uma educação reflexiva, crítica e criativa para o Colégio Básico, nos deparamos com o blog, uma ferramenta bem conhecida entre os alunos e famílias de todas as idades!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Buscando uma educação reflexiva, crítica e criativa para o Colégio Básico, nos deparamos com o blog, uma ferramenta bem conhecida entre os alunos e famílias de todas as idades!

O que é blog?

O termo “weblog” foi criado em 1997 por um americano chamado Jorn Barger. Ele usou-o para indicar que se iria registar enquanto navegava on-line. Mais tarde, em 1999, um outro internauta de nome Peter Merholz, mudou o termo “weblog” para “we blog” num dos seus posts.

Um blog é uma página na internet que é alimentada frequentemente por seus administradores. É um espaço online onde podemos compartilhar nossas opiniões, interesses e observações sobre a vida. É um espaço de criação colaborativa, onde todos podem ensinar e aprender constantemente.

O blog como ferramenta pedagógica

Como ferramenta pedagógica, o blog pode ser um canal usado por todos para exercitar a escrita criativa e somar aos processos de aprendizagem da comunidade escolar como um todo. O objetivo é que nossos alunos possam escrever sobre os assuntos trabalhados em sala (ou não!) estimulando, assim, suas habilidades de leitura, escrita e reflexão. É importante destacar aqui, também, que a possibilidade de ser um “especialista” em assunto e dividir esses saberes na comunidade escolar, motiva o pensamento crítico e a curiosidade de continuar a busca pelo conhecimento, bem como sua construção e fortalecimento.

Dessa maneira, queremos proporcionar um ambiente virtual para integrar diferentes gerações, trocar experiências, refletir e perceber que a escrita é de todos. 

E todos podem ser escritores.

Como vai acontecer?

Semanalmente convidaremos nossos alunos, familiares e colaboradores a escreverem sobre algo ou assunto que os encantem através de publicações em nossas redes sociais.

O assunto varia conforme o interesse do escritor bem como o gênero e estilo textual. Pode ser uma poesia, uma narrativa, um desenho (no caso de quem ainda não escreve fluentemente, mas quer deixar sua marca na nossa comunidade), um relato, um cordel dentre tantas outras possibilidades.

É importante que os textos sejam redigidos e enviados com antecedência para os responsáveis pelas publicações, manteremos, assim, um padrão e identidade visual do nosso blog.

Os textos podem ser escritos de maneira colaborativa ou individualmente. Os escritores podem escrever sobre suas profissões, hobbys, paixões e especialidades. Pode-se anexar imagens ou vídeos às publicações.

Enfim, que seja um espaço cheio de informações e conhecimentos!

Sejam bem-vindos ao blog do Colégio Básico!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

É BÁSICO, É PARA A VIDA

Deixe seus dados abaixo para conhecer melhor o lugar que vai fazer do seu filho o protagonista de seu próprio aprendizado.

espere...