Ícone do site Colégio Básico de Campinas

Por que a escrita à mão é um exercício poderoso para o cérebro e como estimulá-la na era digital

escrita à mão

Você se lembra da última vez que escreveu algo à mão? Talvez tenha sido uma lista de compras, um recado ou uma anotação. Ou talvez você seja daqueles que já abandonou o papel e a caneta e prefere digitar tudo no celular ou no computador. Afinal, a tecnologia facilita a nossa vida e nos permite escrever mais rápido, corrigir erros e compartilhar informações. Mas será que estamos perdendo algo ao deixar de lado a escrita à mão?

Quais são os benefícios da escrita à mão?

A escrita à mão é uma habilidade que envolve vários processos cognitivos, motores e sensoriais, que ativam diversas áreas do cérebro. Quando escrevemos à mão, precisamos coordenar os movimentos da mão e dos dedos, reconhecer as formas das letras, associar os sons às palavras, organizar as ideias, planejar o texto, revisar o que escrevemos e prestar atenção ao que estamos fazendo. Tudo isso exige um esforço maior do que simplesmente digitar, mas também traz recompensas maiores.

De acordo com  estudos científicos, como exemplo, o que citaremos adiante, a escrita à mão pode trazer os seguintes benefícios:

Por que a escrita à mão está ganhando nova chance em algumas escolas?

Apesar de o processo de ensinar e aprender a letra cursiva estar prevista na BNCC (Base Nacional Comum Curricular, documento que rege todas as escolas do Brasil) durante os primeiros anos do Ensino Fundamental, essa não é uma realidade de alguns países como os Estados Unidos, por exemplo. A matéria escrita pela BBC no dia 29 de janeiro de 2024 que se tornou assunto entre a equipe pedagógica do Colégio Básico, contou que desde 2010 a escrita cursiva, ou seja, escrita a mão, já não era obrigatoriedade no currículo das escolas americanas, contudo, alguns estados voltaram atrás desta decisão em 2024 ao perceber que este processo é fundamental principalmente na Elementary School (equivalente ao nosso Ensino Fundamental). Apesar disso,Kathleen S. Wright cita na matéria da BBC que não há uma consistência neste processo pois ele ainda não é uma exigência na Educação americana.

Neurocientistas e pesquisadores têm questionado o fato da obrigatoriedade do ensino da letra cursiva e a tendência de escrever usando tablets ou notebooks e defendem a importância de manter a escrita à mão como uma habilidade essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Eles argumentam que a escrita à mão não é apenas uma forma de comunicação, mas também uma forma de expressão, de arte e de cultura, que não pode ser substituída pela digitação.

A Escrita a Mão no Colégio Básico

Desde a Educação Infantil, estágio crucial para o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, a escrita ganha seu espaço, não na forma de palavras ou texto como imaginamos, mas sim através de atividades que preparem a criança para o início desta fase. Na Educação Infantil, são executadas atividades lúdicas que trabalham o desenvolvimento da motricidade e coordenação motora, como por exemplo: massinha, atividades com elásticos, transferência de areia colorida de um recipiente para outro, recortes, entre outras.

Ao longo da vida escolar, essas atividades vão ficando mais complexas e desafiadoras até chegar a fase do desenvolvimento da escrita, inicialmente através do nome da criança e dos amigos.

Ainda na Educação Infantil, alguns já se arriscam a escrever algumas palavras e é no início do fundamental que pequenos textos começam a ser desenvolvidos.

A fase da escrita é um processo longo e contínuo. Aqui, colocamos um breve resumo, e reforçamos que a escrita no caderno, as atividades de técnicas de redação, lições de casa e outras tarefas de rotina do Ensino Fundamental são sempre realizadas através da escrita a mão.

.

Como estimular a escrita à mão em casa e na escola?

Se você se convenceu dos benefícios da escrita à mão e quer estimulá-la em casa e na escola, aqui vão algumas dicas:

Conclusão

A escrita à mão é um exercício poderoso para o cérebro, que traz benefícios para a memória, a aprendizagem, a criatividade e a saúde mental. A escrita à mão também é uma forma de comunicação, de expressão, de arte e de cultura, que não pode ser totalmente substituída pela digitação.. E você, o que acha da escrita à mão? Costuma escrever à mão ou prefere digitar? Você estimula e pratica esse exercício em casa e na escola? Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares!