Como organizar a rotina do meu filho?

CB - como organizar a rotina

Primeiramente precisamos refletir sobre a importância da rotina na vida do aluno. Alunos que têm o dia a dia planejado, além de conseguir na maioria das vezes dar conta de tudo o que é proposto pelo professor, também desenvolvem: autonomia, organização, senso de responsabilidade e, consequentemente, aprendem mais. Dessa forma, como organizar a rotina do meu filho?

Passo a passo para organizar a rotina da criança

1 – Anote todas as atividades da semana

Para começar sugerimos que anote todas as atividades que ele realiza durante a semana, desde as aulas na escola ao futebol, natação, aos atendimentos com outros profissionais, inglês, etc. Da mesma forma, seu filho tem o costume de tirar uma soneca no período contrário à aula, também acrescente-a aqui.

2 – Defina os momentos livres

Outra coisa importante numa rotina são os momentos livres. Nessa hora seu filho tem autonomia para escolher o que vai fazer. Utilizar um planner semanal ou uma lousa é muito útil, mas a velha e boa folha de sulfite também pode servir, o importante é visualizar as atividades que deverão ser feitas, assim como ressaltar o cuidado que devemos ter com a sobrecarga de atividades no período contrário às aulas.

3 – Deixe seu filho ajudar na distribuição das tarefas

Após esse levantamento, dê a oportunidade para seu filho ajudar na distribuição das tarefas. Sugerimos realizar a tarefa de casa no mesmo dia, pois assim o cérebro no momento do sono poderá organizar as informações e verá que aquele conteúdo é importante para ser guardado, ou seja, se seu filho estuda de manhã fará a lição a tarde; se estuda a tarde fará a lição no fim da tarde ou início da noite.

4 – Após a aula reserve um tempo para desligar das atividades escolares

A rotina dos alunos da manhã é diferente da dos que estudam no período da tarde, mas uma coisa é essencial: uma pequena pausa após a escola. Assim que chegar da aula é importante que o aluno dê uma pequena desligada, tome um banho, troque de roupa, se alimente e descanse um pouco. Nesse momento, evite jogos eletrônicos .

5 – Depois da pausa a lição de casa deve ser a primeira tarefa

Após a pausa do descanso, a tarefa de casa deve ser a primeira atividade da rotina. “Mas a primeira atividade do meu filho é a natação, o que eu faço?” Nesses dias a ordem das tarefas será diferente, mas se possível, tente organizar as atividades extras sempre após a tarefa, assim você evita que o desenvolvimento da tarefa seja comprometido.

6 – Lembre-se de garantir um local de estudos organizado

É importante lembrar que deve-se organizar o local de estudo. De nada adianta uma rotina se na hora de executar a tarefa, o aluno a faz na cama ou com a TV ligada. Sendo assim, necessário ter/criar o hábito do estudo com um lugar e horários fixos.

Rotina organizada, hora de fazer alguns combinados

Rotina montada, agora é hora de realizar os combinados com seu filho. O que acontecerá com as tarefas que ele não realizar? Lembramos que não é para premiá-lo quando fizer a lição ou castigá-lo por não ter feito, mas sim mostrar que a tarefa é responsabilidade dele e que não fazer pode comprometer as próximas.

Atenção! cuidado com os extremos também. Imprevistos podem acontecer e algumas vezes a rotina falhar. Nesses momentos, reflitam o motivo dela estar diferente.

Para que a rotina dê certo é importante a comunicação entre a família. Já adiantamos que nos primeiros dias (ou semanas), além de um acompanhamento mais próximo, talvez algumas coisas não deem certo. Se organizar a rotina de um adulto já é difícil, imagine para uma criança, mas é importante que vocês não desistam, pois quando começar a dar certo verão que vale a pena. A rotina além de fazer com que toda a família tenha um dia mais calmo e organizado, também colabora para que o aluno aproveite melhor seu dia.

E na sua casa, como a rotina é organizada?

Professora Daniele Fagundes